sábado, 26 de janeiro de 2013

PALOMA ZAMORA - CARAVACA, TIERRA DE LUZ

ESTARÁ NO RIO DE JANEIRO
NOS DIAS 14, 15, 16 E 17 DE MARÇO DE 2013


LIVRO DE POEMAS SOBRE CARAVACA



"Caravaca, Tierra de Luz"


[texto do livro]



"Caravaca, Tierra de Luz" 

Paloma Zamora com autoridades
em Murcia, Espanha

Os fotógrafos José Hernández e Joaquim Zamora;
o pintor Antonio Martínez Mengual, 

Paloma Zamora, fotógrafa, design, editora;
Cristóbal Belda, catedrático de história da arte

 José Moreno Espinosa e Pascoal Montez da
Fundação Cajamurcia.


*


Fundação Cajamurcia publica um livro de poemas
 sobre Caravaca pelo Ano Jubilar



Poemas de Pablo Neruda, Fray Luis de León, Antonio Machado, Miguel de Cervantes, Santa Teresa de la Cruz, William Wordsworth e Octávio Paz compõem o livro “Caravaca, Tierra de Luz”, editado pela Fundação Cajamurcia e cuja publicação coincide com a celebração do Ano Jubilar 2010 na região.

Assim foi anunciado ontem pelo diretor da Fundação José Moreno, que explicou que foram editados 4.000 exemplares do livro, que também contém textos do catedrático de História da Arte Cristóbal Belda, aquarelas do pintor Antonio Martínez Mengual e fotografias de Joaquín Zamora, José Hernández, Carlos Moisés e Paloma Zamora, que também se encarregou de seu design.

Este trabalho é parte de uma coleção que se amplia cada ano, coincidindo com o Natal, com a publicação de uma obra, na qual se descreve um lugar da região, suas festas tradicionais,suas paisagens, sua gastronomia e seu monumentos mais importantes.


O objetivo desta coleção, que o ano passado focalizou o Mar Menor, é mostrar o patrimônio histórico, cultural e natural da região.

Neste caso são quase 200 páginas que descrevem Caravaca de la Cruz, como uma cidade santa, ligada à Santíssima e Vera Cruz, venerada no santuário que leva seu nome e que atrai e guia peregrinos de todo o mundo desde a época medieval.

Referência aos místicos

O livro também faz alusão aos místicos que chegaram à cidade e fundaram seus monastérios, como Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, que chegou a visitar a cidade até 7 vezes. Assim como a Ordem Militar dos Templários, a primeira que guardou a cidade e defendeu o Castelo e a Cruz. Também fala da Ordem de Santiago e percorre seus atos que se celebram durante os primeiros dias de maio em honra à Cruz, assim como os espaços naturais mais emblemáticos da região,como as Fontes do Marquês, o rio Argos e as serras de Gadea, Mojantes e o Cerrol del Moral.


Link de origem
La Verdad - Murcia
Publicado em 15/12/2009
http://www.laverdad.es/murcia/20091215/comarcas/cajamurcia-publica-libro-poemas-20091215.html



*


O registro dentro de um monastério
foto de Joaquín Zamora



*




A riqueza de cores descortinada
ela luminosidade
foto de Joaquín Zamora


*



A iluminação da construção 
se junta com a luz natural
provocando um espetáculo impactante.
foto de Joaquín Zamora



*



"Caravaca, Tierra de Luz" 
livro editado pela Fundação Cajamurcia
em celebração ao Ano Santo de 2010

Paloma Zamora, editora, design e co-autora,
com celebridades entre eles
o gerente da Fundação Cajamurcia
Pascoal Montez e o diretor José Moreno Espinosa
em Murcia, Espanha

link de origem



*


“A qualidade de suas fotografias, de suas pinturas e de seus textos 
fazem que esta publicação seja única e
passe diretamente a formar parte da história escrita de Caravaca”,
manifestou a secretária de cultura da cidade de Caravaca,
Maria Cruz Perez.


 *

Os participantes do ato coincidiram em definir o livro como
uma “autêntica jóia que emociona a todos aqueles que já o tiveram em suas mãos”, 
declarou o Consistório em seu comunicado.



link de origem
Publicado no jornal: 
20 minutosPublicado em: 23/12/2009
http://www.20minutos.es/noticia/594884/0/


*

O diretor da Fundação Cajamurcia, José Moreno Espinosa,
reconheceu que estas tradicionais publicações de natal
para os que são Murcia “nos surpreendem”
e são “um cartão de visita” da região para aqueles que não são.


link de origem
Publicado no jornal: 20 minutos
Publicado em: 14/12/2009


*

Você é bem vindo!
O Santuário da Vera Cruz é um imenso relicário em pedra e uma poderosa torre de vigia a partir da qual se domina e controla o território. A montanha no qual se levanta foi ao mesmo tempo defesa da fronteira e lugar de repouso da divindade que escolheu nos dias incertos da Reconquista este lugar para mostrar sua aliança com a causa cristã, colaborando com sua presença para fortalecer o poder mágico da montanha.
Quando o peregrino se aproxima de Caravaca percebe de longe a silueta poderosa do castelo e a forma com que suas muralhas envolvem aquela jóia de pedra, para proteger com suas cristas eriçadas o Lignum Crucis vindo do céu para a cidade placidamente estendida pelas suas ladeiras do monte. A fortificação escreveu a história de duas cidades como a velha Atenas. A cidade alta, separada por uma vigorosa cintura de pedra,  examina de cima o horizonte e com um olhar vigilante, garantia a segurança da outra, confinadamente expandida à sombra dos muros.
Esta relação transforma as estreitas e inclinadas travessas de conexão entre ambos núcleos em itinerários de íngremes e tortuosas ruas traçadas na parte baixa da montanha como se sempre tivessem prestado perpétuo tributo à relíquia. Por elas, o peregrino sobe fatigadamente depois de orar sob o refúgio das altas câmaras de El Salvador, seu olhar suspenso nas engenhosas geometrias que cobre a igreja nunca acabada. O perfil da fortaleza cresce a medida que sua proximidade a transforma em bastião inexpugnável de torres e trânsitos que vão morrer frente aos muros do relicário traçado pelo Frei Alberto da Madre de Deus. As cores da construção são um poderoso atrativo que excita sua imaginação, da tonalidade terra dos bancos até a policromia da fachada, singular canto à Cruz, venerada em uma escura capela, cujas comovedoras sombras acrescentam o enigma de sua origem e escondem os segredos de sua misteriosa chegada.

Cristóbal Belda Navarro,
 “Caravaca, Tierra de Luz” (2009)


Comentário de Maria Teresa “Wunderkam”

Estas palavras expressam muito bem um dos meus rituais favoritos que cumpri todas as vezes que tive a sorte de visitar essa mágica cidade. E faz algum tempo que a visitei pela primeira vez, apesar de não saber ao certo se foi com meus pais ou com o colégio. Um ritual que consiste em subir a montanha com seus íngremes caminhos desejando o encontro com algo misterioso que se encontra ao final do caminho. Sempre associei Caravaca à cruz, as gemas e a meu próprio nome pois provavelmente vem daí. Las palavras citadas pertencem ao livro “Caravaca, Tierra de Luz”, publicado por ocasião do ano jubilar que se celebra no ano de 2010.
É um dos presentes que mais gostei deste natal. Está magnificamente editado, graças ao cuidado e elaborado design de Paloma Zamora. Os textos pertencem ao mestre Cristóbal Belda, as aquarelas, impressionantes, são de Martínez Mengual e as fotos de Hernández Pina, Joaquín Zamora e da própria Paloma, que também selecionou poemas que acompanham as imagens.
Já disse alguma vez por aqui o quanto gosto dos livros do Editorial Darana. São autênticas jóias da edição e sempre se guarda com mimo na desengonçada biblioteca. Cada um tem uma personalidade própria e quando se abre, eles te falam com sua harmoniosa distribuição de imagens, palavras e cores. Sempre se submerge neles com plazer, sabendo que nunca irão te frustrar. São uma experiência única e mesmo que seu nome não se inclua, a alma de Carlos Moisés, se respira igualmente aqui.
Felicidade Paloma porque voa sozinha... voa muito alto e voa sensasionalmente bem.
E acima de tudo, agradeço, mil agradecimentos.
Maria Teresa “Wunderkam”



*



"Caravaca, Tierra de Luz"





Título: “Caravaca, Tierra de Luz”
Editora, projeto editorial, estilista editorial e design: Paloma Zamora Rodríguez
Texto: Cristóbal Belda, catedrático de história del arte, 
Diretor do Projeto Pegadas
Acuarelas: Antonio Martínez Mengual, pintor
Fotografías: Joaquín Zamora, José Hernández Pina, Carlos Moisés y Paloma Zamora
Poemas: Pablo Neruda, Fray Luis de León, Antonio Machado, Miguel de Cervantes,

            Santa Teresa de la Cruz, William Wordsworth y Octavio Paz
Páginas: 176
Editado em 01/11/2009
Editado por: Fundación Cajamurcia e Editorial Darana
Assunto:
Descrição: 31x26 cm, 176 páginas repletas de ilustrações coloridas


Informações de outros sites:
http://www.corazones.org/lugares/espana/caravaca/caravaca.htm

*




Informações adicionais sobre Paloma Zamora:
Currículo
Apresentações
Atividades no Brasil
Atividades na cidade do Rio de Janeiro






Paloma Zamora

Currículo





Paloma Zamora é espanhola que vive em Murcia, psicóloga clínica pela UNED, com especialização em psicoterapia gestalt pela Escola de Terapia Gestalt de Madri e pela Escola de IPTG em Alicante.


Formação em liderança, gestão e facilitação de grupos, resolução de conflitos e comunicação não violenta pela IIFACE.

Dedica-se a trabalhar com pessoas, para o desenvolvimento humano e com temas relacionados com o despertar da consciência, das relações humanas e de casal.

Especialista de desenvolvimento humano na linguagem do feminina e masculina.


É facilitadora e lidera grupos e encontros há 29 anos.



Tem ministrado e participado de cursos, oficinas vivenciais e conferências sobre o desenvolvimento humano e yoga em diversos países na Europa e América, principalmente na Espanha, Holanda, Itália, México, Brasil, Argentina onde também compartilha seus próprios descobrimentos.


Dirige atualmente um programa de educação internacional sobre saúde e consciência holística. Participa dentro do programa como formadora internacional em facilitação e gestão de grupos.

Vinculada a diferentes associações há 35 anos. Coplanet, Rede para a fraternidade humana, Associação Internacional Yoga Yoghismo, AIYY, Rede de Ashram… Participa ativamente no interior destes grupos e no desenvolvimento de programas educativos e mediação de conflitos de grupo.

Outra área a que se dedica é a do movimento corporal. Possui especializações em anatomia do movimento, antropologia da yoga, tantra, naad yoga, dança oriental, GDS, cadeias musculares e consciência sensorial.

Professora tutora e formadora de professores de yoga da Associação Internacional Yoga Yoghismo, AIYY.

Professora do Colégio Internacional de Professores de Yug Yoga Yoghismo, CIPYYY.

Curso de especialização em Naad Yoga, yoga do som, é uma modalidade de yoga que potencializa o poder da voz e a escuta de nossa vibração interior, que produz uma série de benefícios em nosso organismo.

Curso de especialização em Kriyas; Antropologia do Yoga ambos com Rafael Romero.

Curso de especialização em Bandhas e Hatha Yoga com Maria Teresa Vavasori.

Curso de especialização em Yoga e Chakras com Guru Gerardo Motoa.

GDS, curso de Alongamento de Cadeias Musculares com Jorge Ramón Gomariz – Práticas simples e precisas cujo objetivo é ajudar no equilíbrio e diminuição da tensão do corpo.
Curso de especialização em Consciência Sensorial e Ginástica Suave com Jorge Ramón Gomariz – Desenvolvimento da capacidade para ampliar a relação corpo-mente.

Curso de especialização em Anatomia para o Movimento com Jorge Ramón Gomariz.

Curso de especialização em Tantra Yoga com Francisco Cervantes.

Formada em dança oriental por Elena Peris.

Oficina de análise Yug Yoga Yoghismo com Francisco Morales

Promotora da Rede Comunidades Integrais na Rede COPLANET. 

Editora da Revista CoPlanet, na Espanha. Impressa e virtual.

Fotógrafa.

Autora do livro "La Alimentacion Infantil Natural", editora Integral, RBA.


Editora e design do Editorial Darana em projetos de mais de 40 publicações. 
Entre elas estão:

“Guia Cartagena, Caminos de História”

“Carthago Nova, Puerto Mediterraneo de Hispania”

“La Vega de las Norias, Cieza y El Valle de Ricote”

“Caravaca, Tierra de Luz”

“La Laguna Mágica, Mar Menor”

"Ashrams: Espacios para el Encuentro"
“La Alimentacion Infantil Natural”, editora Integral, RBA 
"El Velo de la Memória: tres miradas a la Murcia islâmica"
"Arquitectura en Cartagena: modernismo y eclecticismo"
"La España Desértica"
"La Catedral de Murcia: sexto centenário"
"Murcia: una Mirada al Arte del Pasado"








Paloma Zamora
Apresentações



Coplanet, Junho de 2010, Cusco, Perú.
Universidade de Cusco. Conferência e mesa redonda
Apresentação: Educação e Conciência.

Conferência na Universidade Nacional Experimental de Táchira, UNET,

São Cristovão, Venezuela.6 de Julio de 2010.

O camino da consciência e da saúde


Artigo na UNET, Revista da Universidade de São Cristovão, Venezuela. 


Coordena e facilita há oito edições “Celebrando a vida”, 

Encontro de Mulheres na natureza, Aluenga, Zaragoza , Espanha


Entrevista pessoal. Revista de outubro de 2010.

Yoga Journal. “Paloma Zamora, yoguis de hoje”.  


Apresentou na VIII Jornada Integral de Ken Wilber

16 e 17 de outubro de 2010. Universidade de Murcia.

Associação Integral da Espanha

Apresentação: "Criação e Desenvolvimento de Comunidades Integrais
 e Novos Estilos de Vida". 


Conferência pública na Casa da Cultura

Algorta, Bilbao, 26 de novembro de 2010.

"Conciência e Saúde"



Oficina vivencial de Raja Yoga, em Igualada, 2011.


Oficina vivencial de Chakras, em Granada, 2011.


Oficina vivencial de Raja Yoga, em Granada, 2012.

Oficina vivencial de Hatha Yoga, em Murcia, 2012.

Facilitadora da oficina vivencial “Relacionar-se”, há cinco edições.


Encontro entre as linguagens femininos e masculinos, Alhama de Murcia.


Facilitadora da Oficina vivencial “O Potencial Feminino”, 

há três edições. Alhama de Murcia.


Conferência em Murcia: “A espiritualidade”, 2012.


Conferência em Murcia: “As emoções”, 2012.


Conferência em Murcia: “O caminho da conciência”, 2012.


Curso. “Facilitação e dinâmica de grupos”.

Fevereiro de 2012, Córdoba, Argentina.


Curso. “Facilitação e dinâmica de grupos”.

Fevereiro de 2012, Brasília, Brasil.

Curso  “Consciência Sensorial”,

Córdoba, Argentina, 2012.

Curso  “Alongamento de Cadeias Musculares”,

Córdoba, Argentina, 2012.


Curso  “kriyas no Yoga”,

Argentina e Brasil, 2012.


Curso  “Consciência Sensorial”,

Brasília, Brasil, 2012.


Curso  “Alongamento de Cadeias Musculares”,

Brasília, Brasil, 2012.


Curso “Introdução a facilitação de grupos”,

abril – maio – junho, 2012, Alhama de Murcia.


Criação de projetos de grupos”.

Oficina vivencial. Madri, Julho, 2012.


Curso “Introdução a facilitação de grupos”.

Agosto de 2012, Guadalajara, Cuatepec e Cuautla, no México.


Ministra “Formação em resolução de conflitos” 

em Velez Rubio, Almeria. Janeiro e fevereiro de 2013.








Paloma Zamora

no Brasil




Ela estará no Brasil em março de 2013 para uma série de atividades em diferentes cidades.


Em São Paulo entre os dias 4 e 10 de março.
Flávio Ximenez, tel.(11) 9-9994-2714


Em Petrópolis nos dias 10, 11, 12, 13;
Marina Gimenez, tel.(24) 9226-8772
Luciano Boettger, tel.(24) 2242-9114

Em Teresópolis nos dias 13 e 14;

Amarildo Gallo, tel.(21) 9345-6565


No Rio de Janeiro nos dias 14, 15, 16, 17 de março;
Antonio Rodrigues, tel.(21) 2286-2020

Em Brasília entre os dias 17 e 31 de março.
Felipe Ormonde, tel.(61) 9971-6795
Tem uma programação especial na semana santa





Paloma Zamora

na cidade do

Rio de Janeiro




Na cidade do Rio de Janeiro o contato para informações e participação nas atividades é realizado através do:

Espaço Ser em Movimento
Rua Voluntários da Pátria, 258 sobrado - Botafogo
esquina e entrada pela Rua das Palmeiras
Tel. 55(21)2286-2020 e 55(21)2537-2200

Palestra
Dia 14 de março, 5ª feira, 19:00h, palestra - "Relacionar-se"


Palestra e Curso

Dia 15 de março, 6ª feira, 19:00h - "Relacionar-se"
Dia 16 de março, sábado, das 9:00h às 17:00h - "Relacionar-se"
Dia 17 de março, domingo, das 9:00h às 13:00h - "Relacionar-se"


Temas

Você já se perguntou alguma vez qual é a necessidade essencial de um homem?

Da mesma forma, qual a necessidade essencial de uma mulher?
Será possível um encontro?
O masculino e o feminino são duas linguagens diferentes que vivem dentro e fora de nós.
Existe a possibilidade de desenvolver habilidades que nos permita nos relacionar melhor com estes dois seres?
Como desenvolver mais forte meu potencial feminino e masculino?


Investimento:

As palestras de 14, 5ª feira, e 15, 6ª feira, são gratuitas.
Para as palestras favor trazer 1 lata de leite para doação.
O curso tem um investimento de R$280,00.
Para alunos e antigos alunos o investimento é de R$240,00
O pagamento pode ser facilitado.






Nenhum comentário: