sábado, 26 de janeiro de 2013

PALOMA ZAMORA - LA VEGA DE LAS NORIAS. CIEZA Y EL VALLE DE RICOTE

ESTARÁ NO RIO DE JANEIRO
NOS DIAS 14, 15, 16 E 17 DE MARÇO DE 2013



"La Vega de las Norias, Cieza y el Valle de Ricote"

Poemas e aquarelas plasmam a beleza do Vale de Ricote



Com textos  de Paco Nadal; poemas de autores como Antonio Machado, Pablo Neruda, Clara Jánes, Antonio Gala, Tomás Segovia, Vicente Medina, Eloy Sánchez Rosillo e Ibn Arabi; aquarelas de Antonio Martínez Mengual e fotografias antigas e outra de Carlos Moisés García e Paloma Zamora, que também  foi a encarregada do design, o livro de cerca de 200 páginas percorre o Vale do Ricote “último reduto mourisco da Espanha que respira beleza pelos seus quatro cantos”, como expõem no prólogo Carlos Egea Krauel, presidente da Fundação Cajamurcia.





Paloma Zamora no lançamento do livro ladeada pelo
 diretor da Fundação Cajamurcia José Moreno Espinosa
e pelo pintor 
Antonio Martínez Mengual





Uma terra moura, fresca e verde


La Fundação Cajamurcia publica “La Vega de las Norias, Cieza y el Valle de Ricote”, um passeio artístico e literário pelo vale de Ricote.

Não é isso o Vale de Ricote, para aqueles que conhecem e apreciam um tesouro?

Assim trataram este recanto da região os autores da obra que percorreram a várzea do rio Segura, de Archena até Cieza, para traçar um retrato emocionante da paisagem ao que o poeta Vicente Medina se referiu como “esta moura terra minha”.



No livro “La Vega de las Norias, Cieza y El Valle de Ricote”, são derramados todos os ingredientes que fazem do Vale de Ricote um mostruário vivo e palpitante da natureza e das tradições. Não existe melhor descrição que a de Paco Nadal nas primeiras linhas: “Existe, em um recanto da região de Murcia, uma paisagem retirada de um presépio natalino ou de um deserto oriental. Um lugar onde as granjas, os canais de irrigação, as palmeiras e os leitos dos arroios desenham uma língua verde e sinuosa que contrasta com as ladeiras ocres e calcinadas do vale que as circunda. Tudo sob uma abóboda celeste sempre azul, sempre luminosa. “Esse lugar é a várzea media do rio Segura, entre Archena e Cieza, o Vale Mourisco, o éden sonhado, um dos últimos trechos de horta murciana tal e como conheceram nossos avós”. Amém

A água como permanente traço de identidade, os engenhos hidráulicos, os vestígios arqueológicos, as festas e as celebrações religiosas ordenam no texto de Paco Mengual uma realidade que podemos desfrutar hoje mesmo de uma forma muito parecida como se mostrava há centenas de anos.

A paisagem, (sobre a qual sobrevoam ameaças, muita atenção), apenas mudou. Por isso continua impactando, (tanto o parecido de esta várzea generosa e a trama urbana de alguns de seus povoados – Ojós, Ricote e Blanca, acima de todos), com suas estampas marroquinas do Atlas ou o Vale do Rif.

As fotografias de Carlos Moisés e de Paloma Zamora refletem bem esta condição de grande Oásis que é o Vale de Ricote, onde as palmeiras convivem com pomares, canaviais, oliveiras e ciprestes em um delicada fiação vegetal tão harmônica que parece inspirar os versos de Ibn Jafaya, incluídos no livro: “ Oh, habitantes de al-Andalus, que felicidade a vossa ao ter sombras, rios e árvores!”

Essa natureza prazeirosa vibra igualmente nas aquarelas de Antonio Martínez Mengual, que procurou com seu pincel rodas de moinhos, pássaros, castelos, rãs e reflexos das palmeiras no rio.

"La Vega de las Norias, Cieza y el Valle de Ricote", mostra também fotografias antigas que nos permitem conhecer o rosto das pessoas que viveram, sofreram e desfrutaram desta terra e são as que em parte se deve hoje podermos conhecê-la quase intata.

Com esta Viagem ao “último reduto mourisco da Espanha”, como nos recorda no prólogo Carlos Egea, presidente da Fundação Cajamurcia, encerra uma trilogia de livros de colecionador editados com motivo das festas natalinas e que se completa com “La laguna mágica. Mar Menor” e “Caravaca, tierra de luz”, publicados nos anos anteriores.


Link de origem

Jornal Los pies en tierra
Publicado no jornal La Verdad em 29/12/2010

http://lospiesenlatierra.laverdad.es/noticias/2080-una-tierra-mora-fresca-y-verde





Paloma Zamora no lançamento e apresentação do livro
"La Vega de las Norias, Cieza y el Valle de Ricote"





A Fundação Cajamurcia junto com Darana Editorial editaram “Vega de las Norias, Cieza y El Valle de Ricote” completa a trilogia que inclui “ La Laguna Mágica. Mar Menor” e “Caravaca, Tierra de Luz”.

A obra aborda temas como a água como elemento modelador da paisagem e fonte de vida. As rodas, relíquias da engenharia hidráulica, testemunhas de uma cultura da água que modelou nossa paisagem e parte fundamental de nossa história. A história do vale dos íberos aos mouriscos e as jazidas arqueológicas que se conservam na zona; as semelhanças existentes entre o vale e Marrocos, os bairros kasbhas, os oásis, os palmeirais e as cidades de barro. O balneário de Archena. Os rituais religiosos e as festas e a tradição do esparto (capim bambu que manufatura esteiras, cordas, almofadas) e o rio Segura.

Antonio Martínez agradeceu a Fundação Cajamurcia, a todos os seus companheiros e a Paloma Zamora em particular, a possibilidade de ter participado neste projeto.
Para realizar seu trabalho, explicou, “me concentrei no céu, em sua superfície mutável e no que provocam nos verdes da várzea”.

Enquanto que Paloma Zamora qualificou o projeto editorial como “uma aventura não somente pelo Vale de Ricote e Cieza, mas sim toda uma grande aventura humana e todo um descobrimento”, ao mesmo tempo ressaltou o trabalho de Antonio Hernández Mengual.


Link de origem

Jornal Encieza digital

Publicado em 18/12/2010







Paloma Zamora observa o pintor
Antonio Martínez Mengual folhear o livro






Noria é a roda d´água para irrigação,
uma herança da grande cultura árabe.
Murcia tem tradição desde o século XV neste uso!
Esta foto é de uma das rodas que ainda giram
movidas pelo rio Segura no
Vale Mourisco ou Vale de Ricote.





Tradicional e muito comum na região de Murcia.
Noria, roda d´água.
Uma herança do século XV dos mouros,

um verdadeiro sistema de engenharia hidráulica
para melhor aproveitamento da água






Aquarela de Antonio Martínez Mengual
"me concentrei no céu, em sua superfície mutável
e no que provocam nos verdes da várzea".





Homenagem nacional
à grande roda (noria) árabe,
prestigiada numa estampa de selo
tamanha importância na cultura.
Esta está em Alcantarilla


*


"LA VEGA DE LAS NORIAS, CIEZA Y EL VALLE DE RICOTE"





Título: “La Veja de las Norias, Cieza y El Valle de Ricote”,
Editora e design: Paloma Zamora Rodríguez
Textos: Paco Nadal
Poemas de autores como Antonio Machado, 
Pablo Neruda, Clara Janés,
Antonio Gala, Tomás Segovia, Vicente Medina,
Eloy Sánchez Rosillo e Ibn Arabî
Acuarelas: Antonio Martínez Mengual, pintor
Fotografías antiguas y otras de 
Carlos Moisés García y Paloma Zamora 
Páginas: 176
Editado em 12/2010
Editado por: Fundación Cajamurcia e Editorial Darana
Assunto:

*




***


Informações adicionais sobre Paloma Zamora:
Currículo
Apresentações
Atividades no Brasil
Atividades na cidade do Rio de Janeiro









Paloma Zamora

Currículo





Paloma Zamora é espanhola que vive em Murcia, psicóloga clínica pela UNED, com especialização em psicoterapia gestalt pela Escola de Terapia Gestalt de Madri e pela Escola de IPTG em Alicante.

Formação em liderança, gestão e facilitação de grupos, resolução de conflitos e comunicação não violenta pela IIFACE.

Dedica-se a trabalhar com pessoas, para o desenvolvimento humano e com temas relacionados com o despertar da consciência, das relações humanas e de casal.

Especialista de desenvolvimento humano na linguagem do feminina e masculina.

É facilitadora e lidera grupos e encontros há 29 anos.


Tem ministrado e participado de cursos, oficinas vivenciais e conferências sobre o desenvolvimento humano e yoga em diversos países na Europa e América, principalmente na Espanha, Holanda, Itália, México, Brasil, Argentina onde também compartilha seus próprios descobrimentos.


Dirige atualmente um programa de educação internacional sobre saúde e consciência holística. Participa dentro do programa como formadora internacional em facilitação e gestão de grupos.

Vinculada a diferentes associações há 35 anos. Coplanet, Rede para a fraternidade humana, Associação Internacional Yoga Yoghismo, AIYY, Rede de Ashram… Participa ativamente no interior destes grupos e no desenvolvimento de programas educativos e mediação de conflitos de grupo.

Outra área a que se dedica é a do movimento corporal. Possui especializações em anatomia do movimento, antropologia da yoga, tantra, naad yoga, dança oriental, GDS, cadeias musculares e consciência sensorial.

Professora tutora e formadora de professores de yoga da Associação Internacional Yoga Yoghismo, AIYY.

Professora do Colégio Internacional de Professores de Yug Yoga Yoghismo, CIPYYY.

Curso de especialização em Naad Yoga, yoga do som, é uma modalidade de yoga que potencializa o poder da voz e a escuta de nossa vibração interior, que produz uma série de benefícios em nosso organismo.

Curso de especialização em Kriyas; Antropologia do Yoga ambos com Rafael Romero.

Curso de especialização em Bandhas e Hatha Yoga com Maria Teresa Vavasori.

Curso de especialização em Yoga e Chakras com Guru Gerardo Motoa.

GDS, curso de Alongamento de Cadeias Musculares com Jorge Ramón Gomariz – Práticas simples e precisas cujo objetivo é ajudar no equilíbrio e diminuição da tensão do corpo.
Curso de especialização em Consciência Sensorial e Ginástica Suave com Jorge Ramón Gomariz – Desenvolvimento da capacidade para ampliar a relação corpo-mente.

Curso de especialização em Anatomia para o Movimento com Jorge Ramón Gomariz.

Curso de especialização em Tantra Yoga com Francisco Cervantes.

Formada em dança oriental por Elena Peris.

Oficina de análise Yug Yoga Yoghismo com Francisco Morales

Promotora da Rede Comunidades Integrais na Rede COPLANET. 

Editora da Revista CoPlanet, na Espanha. Impressa e virtual.

Fotógrafa.

Autora do livro "La Alimentacion Infantil Natural", editora Integral, RBA.


Editora e design do Editorial Darana em projetos de mais de 40 publicações. Entre elas estão:

“Guia Cartagena, Caminos de História”

“Carthago Nova, Puerto Mediterraneo de Hispania”

“La Veja de las Norias, Cieza y El Valle de Ricote”

“Caravaca, Tierra de Luz”

“La Laguna Mágica, Mar Menor”

"Ashrams: Espacios para el Encuentro"

“La Alimentacion Infantil Natural”, editora Integral, RBA 

"El Velo de la Memória: tres miradas a la Murcia islâmica"

"Arquitectura en Cartagena: modernismo y eclecticismo"

"La España Desértica"

"La Catedral de Murcia: sexto centenário"

"Murcia: una Mirada al Arte del Pasado"





Paloma Zamora

Apresentações



Coplanet, Junho de 2010, Cusco, Perú.
Universidade de Cusco. Conferência e mesa redonda
Apresentação: Educação e Conciência.

Conferência na Universidade Nacional Experimental de Táchira, UNET,

São Cristovão, Venezuela.6 de Julio de 2010.

O camino da consciência e da saúde


Artigo na UNET, Revista da Universidade de São Cristovão, Venezuela. 


Coordena e facilita há oito edições “Celebrando a vida”, 

Encontro de Mulheres na natureza, Aluenga, Zaragoza , Espanha


Entrevista pessoal. Revista de outubro de 2010.

Yoga Journal. “Paloma Zamora, yoguis de hoje”.  


Apresentou na VIII Jornada Integral de Ken Wilber

16 e 17 de outubro de 2010. Universidade de Murcia.

Associação Integral da Espanha

Apresentação: "Criação e Desenvolvimento de Comunidades Integrais e
Novos Estilos de Vida". 


Conferência pública na Casa da Cultura

Algorta, Bilbao, 26 de novembro de 2010.

"Conciência e Saúde"



Oficina vivencial de Raja Yoga, em Igualada, 2011.


Oficina vivencial de Chakras, em Granada, 2011.


Oficina vivencial de Raja Yoga, em Granada, 2012.


Oficina vivencial de Hatha Yoga, em Murcia, 2012.

Facilitadora da oficina vivencial “Relacionar-se”, há cinco edições.


Encontro entre as linguagens femininos e masculinos, Alhama de Murcia.


Facilitadora da Oficina vivencial “O Potencial Feminino”, 

há três edições. Alhama de Murcia.


Conferência em Murcia: “A espiritualidade”, 2012.


Conferência em Murcia: “As emoções”, 2012.


Conferência em Murcia: “O caminho da conciência”, 2012.


Curso. “Facilitação e dinâmica de grupos”.

Febrero de 2012, Córdoba, Argentina.


Curso. “Facilitação e dinâmica de grupos”.

Fevereiro de 2012, Brasília, Brasil.

Curso  “Consciência Sensorial”,

Córdoba, Argentina, 2012.

Curso  “Alongamento de Cadeias Musculares”,

Córdoba, Argentina, 2012.


Curso  “kriyas no Yoga”,

Argentina e Brasil, 2012.


Curso  “Consciência Sensorial”,

Brasília, Brasil, 2012.


Curso  “Alongamento de Cadeias Musculares”,

Brasília, Brasil, 2012.


Curso “Introdução a facilitação de grupos”,

abril – maio – junho, 2012, Alhama de Murcia.


Criação de projetos de grupos”.

Oficina vivencial. Madri, Julho, 2012.


Curso “Introdução a facilitação de grupos”.

Agosto de 2012, Guadalajara, Cuatepec e Cuautla, no México.


Ministra “Formação em resolução de conflitos” 

em Velez Rubio, Almeria. Janeiro e fevereiro de 2013.











Paloma Zamora

no Brasil





Ela estará no Brasil em março de 2013 para uma série de atividades em diferentes cidades.


Em São Paulo entre os dias 4 e 10 de março.
Flávio Ximenez, tel.(11) 9-9994-2714


Em Petrópolis nos dias 10, 11, 12, 13;
Marina Gimenez, tel.(24) 9226-8772
Luciano Boettger, tel.(24) 2242-9114

Em Teresópolis nos dias 13 e 14;

Amarildo Gallo, tel.(21) 9345-6565


No Rio de Janeiro nos dias 14, 15, 16, 17 de março;
Antonio Rodrigues, tel.(21) 2286-2020

Em Brasília entre os dias 17 e 31 de março.
Felipe Ormonde, tel.(61) 9971-6795
Tem uma programação especial na semana santa











Paloma Zamora

na cidade do

Rio de Janeiro





Na cidade do Rio de Janeiro o contato para informações e participação nas atividades é realizado através do:

Espaço Ser em Movimento
Rua Voluntários da Pátria, 258 sobrado - Botafogo
esquina e entrada pela Rua das Palmeiras
Tel. 55(21)2286-2020 e 55(21)2537-2200

Palestra
Dia 14 de março, 5ª feira, 19:00h, palestra - "Relacionar-se"

Palestra e Curso

Dia 15 de março, 6ª feira, 19:00h - "Relacionar-se"
Dia 16 de março, sábado, das 9:00h às 17:00h - "Relacionar-se"
Dia 17 de março, domingo, das 9:00h às 13:00h - "Relacionar-se"

Temas

Você já se perguntou alguma vez qual é a necessidade essencial de um homem?

Da mesma forma, qual a necessidade essencial de uma mulher?
Será possível um encontro?
O masculino e o feminino são duas linguagens diferentes que vivem dentro e fora de nós.
Existe a possibilidade de desenvolver habilidades que nos permita nos relacionar melhor com estes dois seres?
Como desenvolver mais forte meu potencial feminino e masculino?


Investimento:

As palestras de 14, 5ª feira, e 15, 6ª feira, são gratuítas.
Para as palestras favor trazer 1 lata de leite para doação.
O curso tem um investimento de R$280,00.
Para alunos e antigos alunos o investimento é de R$240,00
O pagamento pode ser facilitado.






Nenhum comentário: